sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Sem-fim

[Pra quem veio aqui procurando um palavrão xingando o Haddad: apaguei. Estava com muita raiva e escrevi como falo [falo muito palavrão]. Podia ter dito simplesmente "SUJO". No fim, substituí por "MUITO cinismo". Era lá que estava o "filha da p."]

********************
Sem fim o espanto, a tristeza. Sem fim a desfaçatez.

***
O Haddad ACREDITA em boa parte do que diz. É um atenuante quanto ao caráter - mas minha nossa, em que mundo ele vive?

Ele acha MESMO que fez uma "Revolução na Educação"! Meu Deus!

***
Analisemos os fatos.

No Brasil, não fizemos progressos, pequenos progressos que seja, na Educação (creche, ensino fundamental, ensino médio). Continuamos marcando passo, para não dizer que PIORAMOS. REGREDIMOS.

DEZ ANOS de governo do PT. Sete anos de Haddad Ministro da Educação. E o Brasil é uma TRAGÉDIA na Educação. COMO vamos nos desenvolver de verdade sem Educação?

Não temos gente qualificada para preencher os postos de trabalho das atividades de futuro. Temos gente se endividando sem fazer a menor ideia do quanto, porque ficou muito mais fácil adquirir bens duráveis no crediário mas ainda não sabemos fazer operações matemáticas básicas.

Os centros urbanos estão mais sujos, mais violentos. Aumentar a capacidade de consumo sem melhorar a Educação é uma tragédia. Não temos capacidade de análise e reflexão nem um conjunto sólido de valores que resulte em projetos de vida, planos para o futuro. O que temos é o desejo de consumir imediatamente com total desinteresse no futuro, sem projeto de vida, sem aspirações.

NENHUMA nação se tornou grandiosa sem Educação. Japão, Alemanha, Coreia tiveram um crescimento espantoso em pouco tempo, uma capacidade de recuperação magnífica, porque investiram nela. É tão óbvio que é clichê, lugar comum. E o Brasil continua ATRASADO, pobre, miserável.

No anúncio recente da aplicação das cotas de 50% das vagas nas universidades para alunos de escola pública, o Mercadante, que herdou essa "maravilha" de cenário, DISSE que cota é uma solução temporária, e que o governo vai trabalhar para que daqui a dez anos elas não sejam mais necessárias.

DAQUI A DEZ ANOS.

As crianças que estavam na primeira série quando Lula se elegeu a primeira vez, em 2002, estão AGORA no terceiro ano do ensino médio.

O QUE eles fizeram em DEZ ANOS por essa geração?

***
O governo Lula-Dilma resolveu colocar "milhões de pobres" na faculdade. Concede Bolsas em instituições particulares, com fiscalização ridícula. Dinheiro público indo para faculdades privadas de péssima qualidade - é uso irresponsável de dinheiro público e enganação, miragem, estelionato.

O governo Lula descobriu, no último ano, que faltavam vagas em creche no Brasil todo. Uma tragédia nacional. Aí anunciou um grande plano na campanha da Dilma, disse que fariam seis mil. DOIS anos depois, saíram quantas do papel?

Mas tem sempre uma resposta para esses casos: "As prefeituras não colaboram". Quando as coisas SÃO feitas, com algum repasse (ou empréstimo) de recurso federal para complementar o valor da obra (como se fosse um gesto de infinita generosidade), eles contam como realização DO GOVERNO FEDERAL. Fazem isso com Heliópolis, Paraisópolis, Rodoanel. "Ticam" no balanço do PAC: "Ok, fizemos". Quando NÃO SÂO, a culpa é dos outros.

Desonestidade em todas as cores e nuances.

***
"A gente quis ajudar São Paulo, São Paulo não quis".

Bom, aí o Haddad SABE que está mentindo. Foi desmentido impiedosamente, em público, mas volta à mentira original COM A MAIOR TRANQUILIDADE. Ele certamente acha que tudo vale no jogo do poder. Importante é impedir que os tucanos voltem a governar o país, como diz o Mestre na TV.

(Como alguém observou, se isso é o que ele diz em TV aberta na rede nacional, imagine o que sai nas reuniões a portas fechadas).

Primeiro ele diz "São Paulo nunca me procurou". Aí foi desmentido por agenda oficial. Não se apertou: "Foi um encontro casual" ou coisa parecida. Foi desmentido de novo. "Não pediram nada". Teve de admitir que pediram. E que se dane, volta a martelar na tese, como ontem no debate. "Prefeito de cidade com 3 mil habitantes conseguiu preencher o formulário para pedir recurso pra creche e São Paulo não".

MUITO desonesto. MUITO dependente da IGNORÂNCIA das pessoas sobre como são feitos os pedidos de recurso federal, quanto custa uma creche em São Paulo e uma na cidade com 3 mil habitantes, qual a dificuldade de firmar um convênio com um ente deste tamanho.

***
São Paulo, SEM recurso federal, fez mais creches do que o governo Lula-Dilma NO BRASIL INTEIRO. Assim como fez mais metrô. Mais equipamentos de Saúde e de Assistência Social.

E esses imundos vem dizer que NUNCA ninguém fez nada pelos pobres, e que eles fizeram MUITO pelos pobres.

Repetem, repetem, repetem. Aí botam um cara na televisão dizendo exatamente isso: "Os tucanos nunca fizeram nada pelos pobres".

E aí vem no debate dizer "Vamos assinar um protocolo para que a campanha não tenha agressões?".

MUITO cinismo.

***
"O mundo que você mostra na televisão, Serra, não existe".

Nada do que aparece no horário eleitoral do Serra é computação gráfica. São equipamentos PÚBLICOS reais, excelentes.

Os problemas que a Saúde tem aqui são NACIONAIS. O que vem de recurso federal para a Saúde é RIDÍCULO, mesmo assim a gente tá melhor do que o resto. O Brasil INTEIRO mostra gente no chão de Pronto Socorro, sendo jogado de lá pra cá. Horas de espera. Pior: hospitais - como o da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - sujos, caindo aos pedaços. Falta de profissionais.

Não estamos em outro país, estamos no Brasil, essa maravilha de cenário. E CONSEGUIMOS ter excelência no serviço público, inclusive atendendo gente de outros estados e países. TEMOS PROBLEMAS, mas estamos um passo adiante ou dois.

Aí o Haddad vem dizer que São Paulo não tem nada que preste e que as UPAs do Rio de Janeiro são um "exemplo de excelência"??? O Rio de Janeiro tem Saúde melhor do que São Paulo? Ele tá de brincadeira.

***
Em um evento do Nossa São Paulo do Sesc, sentei ao lado da Nadia Campeão e comentei com o Haddad "Ela me convenceu a apoiar a candidatura de São Paulo à Olimpíada. Eu era contra, mas ela fez uma defesa muito boa do projeto. No fim o Rio levou... Um dos membros do grupo que fazia o projeto, frustrado, amargo, falou: "Se a gente tivesse gasto o dinheiro agradando os jurados em vez de fazendo um bom projeto, ganhava mais"."

Aí vem o Haddad e fala: "Por falar em projeto, o que essa prefeitura gasta em projeto... Tudo no papel".

Cara-de-pau! (Eu:) "Pô, você vai DE NOVO falar em projeto que não saiu do papel??? O que é o PAC???"

"Eu não tenho nada a ver com o PAC. As minhas metas eu cumpri".

JURO.

***
"Minhas metas eu cumpri todas. Todas. Tudo o que estava previsto no Plano Nacional de Educação, eu executei".

"Não é o que diz a Execução Orçamentária do Ministério da Educação. Os únicos recursos realmente utilizados (mais de 90%) foram folha de pagamento e aqueles repasses para Unesco. O resto teve execução baixíssima".

"Não é verdade".

"Estou falando dos dados disponíveis no site do Ministério da Educação. Oficiais".

"Eu executei todas as minhas metas".

"Então você corrija o que diz o site oficial".

***
Falei das creches, mas aí é PAC. Um monte de "Planos Municipais de Educação" feitos com recurso do PAC nos municípios que não deram em p. nenhuma. Ah, se as prefeituras não fazem, o que o governo federal pode fazer?

Inacreditável.

***
Apostando na IGNORÂNCIA das pessoas, ele vem dizer que o IPVA já cobre as despesas do Controlar. Olha, se ele quer dividir a conta dos serviços do Controlar entre todas as pessoas, quem tem ou não tem carro, que seja. Eu acho o fim da picada, uma demagogia horrenda, mas ninguém gosta de pagar tarifa mesmo, fazer o que?

Mas ele entende de Finanças Públicas. Ele sabe que IMPOSTO é uma coisa, TARIFA é outra. IPVA não é uma taxa pra ser investida nas despesas com carros, é um IMPOSTO que compõe o TESOURO MUNICIPAL e vai para EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA etc. Não venha dizer, como qualquer cidadão mal informado, que a inspeção veicular "já está incluída no IPVA".

No governo Marta, eles podiam ter REVOGADO a lei municipal (aprovada no governo do Maluf) que previa a inspeção veicular COM cobrança de tarifa pelo serviço prestado. Não revogaram, não fizeram a inspeção, não fizeram nada. Agora vem usar a raiva das pessoas (justificada, pela encheção que é a inspeção, muito mais do que pelos R$44 POR ANO que tem de pagar e que o Haddad quer tornar "grátis") pra tentar se eleger.

O Haddad não é o pior do PT, mas ele topa o que vier. Topa o jogo, topa jogar sujo. Faz campanha com deboche, com raiva, com mentira, e faz apelo por "paz", "amor". Lembrar que lideranças do PT estão sendo condenadas por crimes contra a República não pode, é ofensivo, é baixaria. (Só faltava eles dizerem que é MENTIRA. Alguém ainda é capaz de dizer). Dizer "eles não gostam de pobre" é lícito.

***
Ontem fiquei mais de meia hora cercada de jornalistas questionando sobre o Serra. Sobre o "kit gay" e o Malafaia. Se o Serra deveria ter aceitado o apoio do Malafaia, já que ele "diz" que defende os direitos LGBT.

"O Malafaia é que tem de saber que apoia o Serra que NÃO DEIXA de defender os direitos LGBT apesar das resistências de seus apoiadores".

Eles insistiram. Repetiram. Tipo, não é uma entrevista, é um debate. Eles afirmando que o Serra é conservador, que o Serra tem o apoio do Malafaia então o meu eleitorado não vai me perdoar por escolher o Serra.

"O MALUF é progressista, por acaso? O Maluf defende os direitos humanos, o tratamento igual a todas as pessoas?"

Um jornalista de uma revista semanal teve a CORAGEM de dizer "mas o Maluf não aparece na campanha".

Entende? DEFENDENDO o Haddad.

"O Maluf é DIRIGENTE DE UM PARTIDO QUE FAZ PARTE DA ALIANÇA COM O HADDAD. [Partido que tem no Congresso o BOLSONARO, eu podia ter lembrado]. O Malafaia é um líder religioso que pede voto no Serra. Como outros líderes religiosos pedem voto no Haddad. A Canção Nova, do Chalita, diz que "homossexualismo" é um "desvio". Quando o Bispo Crivella, que hoje é ministro do governo Dilma, era Senador, exigiu que fosse interrompida a tramitação do PL da Homofobia e o governo aceitou."

É incrível, nós realmente ficamos debatendo, eles argumentando, defendendo o lado do Haddad.

"O Fernando Henrique diz que o Serra pode acabar essa campanha com o carimbo de conservador".

"CLARO, há anos o PT resolveu aplicar no Serra o carimbo de conservador. Mas foi o Serra quem criou a Coordenadoria da Diversidade Sexual. Quem determinou que o servidor pode ter licença-nojo (nome oficial para o "luto") em caso de falecimento de parceiro do mesmo sexo. Que as travestis tem de ser chamadas pelo nome social. Que criou um Centro de Referência para travestis. Que, lá atrás, bancou campanhas pelo uso de camisinha quando muita gente (Igreja católica, por exemplo), achava isso um absurdo, um "incentivo" ao sexo fora do casamento, sem fins reprodutivos. Que bancou o tratamento de AIDS na rede pública, quando a sociedade conservadora achava "deixa que morram, quem mandou serem promíscuos?". Que fez o SUS cumprir a lei relativa à prática do aborto decorrente de estupro ou do risco de morte da mãe".

Alguns me olhavam como se não soubessem disso. Talvez não soubessem. E como se, apesar disso, ainda prevalecesse o carimbo de "conservador".

"O Serra criticou o kit-gay. Disse que é "doutrinação", falou algo sobre "bissexualismo"". Não souberam me dizer exatamente o que ele falou.
Respondi: "Se ele falou em "doutrinação", discordo dele. Mas a DILMA alegou a mesma coisa para RETIRAR o kit-gay de circulação. Disse que "o governo não tem de fazer PROPAGANDA de OPÇÃO SEXUAL". Eu não cheguei a conhecer o kit-gay e não confio no que dizem na internet. Talvez ele tivesse problemas - que corrigissem o problemas. Mas ELES, o HADDAD, a DILMA, o abandonaram. Por pressão dos conservadores".

***
Bom, aí o assunto se voltou para "o modo como o Serra trata os repórteres".

Eu falei umas dez vezes que não gosto de como ele reage. Que eu respondo a TODAS as perguntas, de todos os tipos - agressivas, provocadoras, irritantes. Mas EU sou a exceção, não ele. A Dilma não tem paciência com jornalista que a incomoda ("Minha filha [SIC], não é apagão, é blecaute"). Mas pra ela fica mais fácil quando dá entrevista atrás de um púlpito, apenas para jornalistas previamente credenciados pela assessoria, como foi em 2010. Quando você tá ali o tempo todo no meio dos repórteres, é mais fácil se irritar.

E eu queria saber, disse a eles, se tem sempre uma equipe da TVT, por exemplo, atrás do Haddad tentando fazer alguma pergunta que o incomode. Tentando provocar, desestabilizar. Queria saber mesmo. Disse, confiante: "Duvido".

"Mas a repórter do UOL que ele respondeu mal..."

Repeti pela décima vez: "Eu não gosto do modo como ele reage". E também: "Eu sou a única que não reage assim. O Zé Dirceu reage como? Ou ele nem anda por aí no meio de repórteres?"

Aí uma repórter insistiu, insistiu, insistiu: "Mas não está piorando agora? Não piorou? Não piorou?". Respondi três vezes. "Não. Acho que não. Acho que não". "Ele não está ficando mais irritado em função do resultado das pesquisas?". "Não. Acho que é a irritação de sempre". "Não está pintando um momento Russomanno?". Respondi um outro repórter da roda que tinha feito alguma pergunta mais séria. "Fala, vai. Tá rolando uma coisa como o Russomanno na última semana". Respondi a ela rindo, comentando ao mesmo tempo com os outros repórteres: "O que é isso, um teste pra ver se eu realmente respondo qualquer pergunta sem perder a paciência?". Eles riram também, até meio constrangidos, obrigados a concordar comigo que ela estava me provocando, não perguntando. Ela continuou: "Mas tá, não tá? O Serra não tá meio nervosinho? Não tá que nem o Russomanno, com medinho?"

Cara, como eu me arrependi de não fazer algo que já pensei várias vezes: EU gravar todas as perguntas que me são feitas e as minhas respostas. E foi o que eu disse pra ela: "Então, isso é uma pergunta ou é uma provocação? Posso gravar para ter o registro?". Os repórteres à minha volta não poderiam negar que ela  tinha ultrapassado a linha. Ela mesma se deu conta: "Não, a gente tá aqui conversando em off". "Não, a gente não tá conversando em off, a gente tá em on o tempo todo, você está me entrevistando".

***
Ainda houve outro debate. Eles afirmando que "a campanha do Serra subiu o tom". Que a campanha do Serra é agressiva, que resolveu apelar, será que não está passando da medida? Será que o eleitor não vai reagir mal por causa disso?

Dei vários exemplos de agressividade, deboche, ataques do outro lado. "Fizeram assim com o Russomanno, dizendo que o bilhete dele era "ruim para os pobres". Disseram que quem não defende o Bilhete Único Mensal é porque "defende o interesse das elites e é contra os pobres". O Lula vem no rádio dizer que "os pobres agora comem bife e não querem deixar de comer". Isso é propaganda qualificada?"

De novo, eles ARGUMENTAM. "Mas a do Serra é mais".

***
Que os jornalistas tenham birra do Serra, ok. Mesmo que não reconheçam que existe um esforço diário para tirá-lo do sério.

Ele perde muito ao reagir como reage, irritado, acusando o repórter de estar a serviço do outro lado. (Alguns são MESMO de veículos ligados ao PT - à CUT, Sindicatos, patrocinadores deles etc. Alguns só tem raiva dele e querem f. Outros realmente cutucariam qualquer candidato à sua frente).

Mas eles NÃO PODEM fazer disso simpatia, tolerância, apreço pelo outro lado. E fazem. Compram as teses do adversário e ficam defendendo em entrevista comigo.

Alguns deixam escapar interjeições do tipo "Yess, tomou?" enquanto assistem o debate. Depois negam preferência de pé junto.

Assim caminha a humanidade. Sem saber, aposto, explicar por que a Dilma tem 80% de "ótimo e bom" no governo, mesmo que tenha votado em "ótimo" ou "bom".

27 comentários:

  1. Aiiii soninha vc é uma viciada em BIcicleta mesmo, mas bacana o texto, tem nexo, mas, senti uma frustração nas suas palavras, pareceu exagerado, o Haddad é um cara capacitado, como o Serra também é, como você também é, vc sabe e conhece o mundo que vivemos, vivemos no mundo capitalista onde o mais forte vence, onde o mais forte se junta ao mais forte pra derrubar alguém, foi assim no esquema Haddad e Serra pra cima do Russomano...cabe a nós eleitores votarmos no politico e no partido que acreditamos, porque o politico faz a imagem dele, ele não mostra a imagem do partido, o eleito pode ser o melhor, se o partido for sujo, ele vai ser sujo, mesmo não sendo sujo, entende?

    Abraaaaaçoo

    ResponderExcluir
  2. Soninha, o jornalista te coloca diante de coisas que estão sendo ditas por aí.

    É justamente o papel dele verificar se você tem uma boa resposta para aquela questão.

    Então quando ele diz "mas o Maluf não aparece" existe uma diferença e você tem a oportunidade de rebater.

    Ficar reagindo a cada pergunta como se fosse mesmo um debate ou um ataque não colabora em nada para sua luta política.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. "Genia"...pena eu morar e votar no ABC, pelo amor de Deus faça alguma coisa, eu queria muito, muito fazer mas não posso. Soninha nos ajude.

    ResponderExcluir
  4. Seu comentário é perfeito.
    Infelizmente nossa educação vai muito, muito mal.

    Não precisa falar palavrão. Ainda que o palavrão seja a melhor expressão a ser usada, melhor foi dizer muito cinismo.

    Sorte!

    ResponderExcluir
  5. Compreendo o que diz, porém não apostaria em José Serra na Prefeitura de São Paulo por vários motivos, um deles a ser citado é o documento no qual o mesmo assinou se comprometendo a cumprir os quatro anos de mandato pela Prefeitura, no qual o mesmo não cumpriu. Para mim quem não tem palavra e compromisso, não tem NADA. Os motivos no qual ele não cumpriu o mandato não nos interessa. Ele infelizmente na minha opinião não merece o voto e novamente a confiança da população da cidade de São Paulo.
    Referente ao PROUNI mencionado por você acima, tudo bem que tenha tido vários problemas, inclusive problemas graves que foram casos de muita repercussão não mídia. Porém não devemos desmerecer o esforço do Governo devido a isto, até porque muitos jovens pobres conseguiram enxergar uma vida melhor através deste programa. Dificuldades eles tiveram, devido a base de ensino muitas vezes defazada atrapalha-los para acompanhar um nível de ensino superior, entretanto correm atrás, se esforçam e conseguem chegar lá, e agradecem muito pela oportunidade que o programa lhes deu de mudar de vida. Coisas que governos pré Lula não fizeram independente do motivo. Ressalto aqui que questionar sim, é valido, mas ir além de questinar é mais valido ainda. Melhor seria propor melhoras e mudanças junto aos questinamentos. Por que ao invés de entrar em brigas de foice não propor parcerias, dividir ideias e propostas, trabalhando juntos melhorariam o país, sei que pode ser meio utópico da minha parte em imaginar todos trabalhando juntos em prol da população, mas não custa nada tentar não é.

    ResponderExcluir
  6. Soninha!! Eu queri muito que vc tivesse no segundo turno, o seu plano de governo é Mil vezes mais completo do que o Haddad, mas(nao sei se to mentindo) acho q a sua campanha nao foi muito boa. Porque o ,infelismente vc nao teve um grande numero de votos, e acho q isso talvez seja devido ao fato do partido ser pequeno e por nao ser uma figura muito popular. Nas proximas eleições daria pra vc ter apoio do psdb e nao ter uma candidato pra eles. Que nem o pmdb faz com o pt no governo federal. Sabe quando ele nao poe candidato e apoia o pt. Entao, daria pra vc fazer isso? Acho q muitos votaram no serra e haddad pra nao ver o russomano no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que cheguei aqui através da matéria do Yahoo! Notícias, porém, crente que encontraria alguém que, mesmo em momento de irritação, teve coragem de falar o que boa parte da população fala de muitos políticos diariamente mas sorriem para os mesmos em época de eleição (tanto que ainda não terminei de ler a matéria do Yahoo!, e nem o farei, pois sei que o propósito deles será de manipular sua publicação de modo que a prejudique). Não entendo o motivo de tanta formalidade com esses sujeitos que não se prestam a garantir nem a subsistência do povo que o defende.
    Tenho interesse na política desse país - isso deveria ser obrigação de todo cidadão - e sou apartidário. Não acompanho cada passo de cada político desse país mas também não sigo cegamente tudo que a mídia expõe como verdade (inclusive as que dizem ser "defensoras" do povo). Digo isso pois acho suas atitudes e ideias interessantes, mas, reconheço ser erro meu, não acompanhei todo seu trabalho como vereadora. Entretanto tenho convicção que, por possui caráter, você não seria somente mais uma marionete da política atual e traria melhorias para essa cidade e país.
    Paz e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho a disputa política muito agressiva, parece que todos querem ganhar a qualquer custo, com promessas e ataques aos demais, eu sinceramente não sei quem é melhor para a minha cidade neste momento.

    ResponderExcluir
  9. Soninha, parabéns pela determinação e vontade política, fáceis de serem percebidas ao saber de seus textos, sua campanha, suas entrevistas. Parabéns também pela coragem de dizer o que está dizendo aqui. Se metade das pessoas públicas deste país tivessem essa coragem, vontade e determinação nosso Brasil seria ainda mais bonito. Mas eu tenho fé...

    ResponderExcluir
  10. Soninha, eu estava pensando todo este tempo porque a imprensa esta contra o Serra e é óbvio que está , a imprensa não deveria ser NEUTRA? incrivel saber que isto é uma retaliação ao tratamento dado pelo Serra, o acham ríspido ou foi ríspido com algum reporter e por consequência fazem perguntas provocativas e colocam matérias que dão a entender que ele por ex: tb aprovou um Kit Gay IDÊNTICO (e nao é verdade)enqto protegem Haddad.

    ResponderExcluir
  11. Soninha, eu gosto muito de voce. Creio que em seu intimo, existe uma pessoa comprometida com a coisa publica. Não apenas quem se preocupa em criar ciclovias, e coisas do genero. Mas do lado do serra, voce não irar á lugar algum.
    Tudo bem, o PT não fez nada em dez anos de governo, tambem acho. se fez, não foi o bastante; mas o que fez o PSDB em todos esses anos no governo de São Paulo?
    Soninha, eu gostaria muito de ver voce longe dessa gente que querem apenas se perpetuarem no poder.

    Tenho certeza, que em voce abdicando desses coroneis, um futuro proximo espererar voce na prefeitura.

    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Belos argumentos. eu já ia votar no Serra de qualquer jeito. Depois de anos votando no PT, vou votar pela primeira vez no PSDB. Mas o partido ultrapassou todos os limites e merece uma punição nas urnas. Talvez volte a votar novamente no PT, mas acho que vai demorar

    ResponderExcluir
  13. Concordo totalmente contigo: A educação no Brasil é ridícula. E não era assim não. Isso é coisa mais recente. Sim, o nível de escolaridade do brasileiro aumentou... Uau! Agora uma galera tem faculdade. E aí vemos enfermeiras aplicando sopa e café com leite na veia. Universitário escrevendo que "axa serto, agora a gente temos mais coisa em casa do que tinha antis"... fico cada dia mais revoltada com o que ouço, com o que vejo... Estudei em escola pública, particular, faculdade pública e também particular... Na Fatec pedi arrego, desisti por bombar em cálculos... Na faculdade particular... ajudei a ensinar a turma... tinha professor muito menos preparado que eu, que era aluna... Socorro... O que será de nós quando os médicos mais velhinhos morrerem??? Com a formação superior desse país, melhor se consultar pela internet...

    Beijos Soninha!

    ResponderExcluir
  14. Soninha, parabéns pelo texto. Brilhante, corajoso e contundente na medida certa.

    ResponderExcluir
  15. Estudei em escola estadual em São Paulo no período PSDB. Sem professores de matemática e física. Cheio de professores eventuais despreparados. Das 7h ao meio dia e não davam uma bolachinha de lanche.

    PSDB destruiu a educação em SP.

    A segurança pública é uma piada. O transporte também.

    Vão completar 20 anos de governo e não vejo evolução em nada.

    Soniha, se vc quer ser uma opção, então seja independente. Faça como a Marina Silva, ok?

    Não adianta ficar fazendo esse seu discursinho e no final apoiar um tucano.

    ResponderExcluir
  16. Simplesmente um dos melhores textos que ja li.

    ResponderExcluir
  17. Soninha, fui seu eleitor na campanha de 2008.
    Lá, você pregava que "existe outro jeito de fazer política" e ao perder, apoiou o Serra.
    Logo o Serra, que não cumpriu sua palavra nem mandados.
    O Serra da Privataria Tucana.
    O Serra do Aref.
    O PSDB da repressão a cracolândia;
    O PSDB do Pinheirinho;
    O PSDB das desapropriações;
    O PSDB que coloca o interesse do partido acima do interesse da população (só integrou o bilhete único quando comandava a prefeitura e estado e não aceitou dinheiro federal para creches).
    Seu candidato não assinou o compromisso com a "Nossa São Paulo".
    Esse é seu "outro jeito de fazer política" é igual a todos corruptos que você critica.
    São Paulo quer mudanças. Só vocês do "Centro expandido" não entendem isso!

    ResponderExcluir
  18. Soninha, minha cara, PARABÉNS! Falou TUDO o que uma pessoa com o mínimo de instrução, consegue enxergar! Voce viveu anos no governo paulistano, sabe bem como funciona a "enganação" petista. Tentam instaurar a "ditadura do proletariado", e isso me preocupa demais! Não se arrependa! Eu estou orgulhoso da tua atitude! O país precisa de alguém que diga verdades na cara desses políticos imundos! Mais uma vez, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  19. Realmente, Soninha, como Ministro da Educação não retornou à sociedade as transformações necessárias. E quanto ao "debate", parecia um lutador de "MMA Retórico"
    Um abraço,
    Marta Caetetu.

    ResponderExcluir
  20. E infelizmente a maior parte da população ainda vai votar no Haddad porque o Serra "abandonou" a prefeitura pra se candidatar à Presidência, alegando que ele os "traiu"...caminhamos para 4 anos de regresso com a liderança do Haddad nas pesquisas

    ResponderExcluir
  21. Soninha, votei em você no primeiro turno. Não sou petista, mas não vou com você no Serra -- que ele se aposente em paz. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Infelizmente o teu texto não cabe em tempo de horário politico . Seria muito bom ter um vídeo com essas entrevistas .

    ResponderExcluir
  23. Soninha : o Lula também não tinha prometido que todos os alunos teriam a sua presença apontadas nas escolas on-line ? ( isso seria necessário para se controlar o bolsa-família ) .
    E o que aconteceu até hoje ?

    ResponderExcluir
  24. Que decepção, vim por causa do palavrão :(

    ResponderExcluir
  25. Você daria uma bela senadora da oposição. Hora de começar a articular.

    ResponderExcluir
  26. Soninha mandou bem! Não votei em você, pq não voto em SP, e nem votaria se fosse assim, pq ainda não é seu tempo. Mas em breve será, daqui 4 anos, que eu espero que sejam bons! Com relação a educação, basta le alguns comentários, de pessoas influentes, na net, E outros RECÉM FORMADOS, que ecrevem "INFELISMENTE", e não INFELIZMENTE, (seu infeliz), e ainda critíca seu texto. Concordo com tudo, mas somos apenas o "povo que concorda", mas não sabe como agir! O que fazer num quesito que não há escolha certa, e precisamos escolher o menos pior???

    ResponderExcluir
  27. É isto aí Soninha! O Haddad é igual ao Pitta, uma invenção. São Paulo teve a chance de ter vc ou o Giannazi governando a cidade, pessoas realmente diferente, mas preferiu votar em embuste, agora aguenta!

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.