terça-feira, 9 de outubro de 2012

Amanhã e depois e no ano que vem - valendo agora

Ontem eu queria mandar uma foto para a Lylian por email. Distraída, tuitei. Olha o perigo.

***
Hoje eu ia salvar um texto como rascunho para reler e publicar mais tarde e... publiquei na hora. Tá boa, a cabeça aqui.

(Também, os botões são bem ao lado um do outro e o Publicar "grita", pô)



Qdo eu erro de madrugada, não acontece nada. No meio da tarde... Fué. Deu G1 e, fiquei sabendo agora, SPTV 2. Afff

***
Nem vou reler.

Saindo do centro budista eu fico mais boazinha e talvez queira suavizar alguma coisa rs. Como já saiu até publicado, agora deixa. Então... Ao post.

>>>>>>

"O que você vai fazer no segundo turno?"

Ficar "neutra", eu não vou.
Talvez houvesse algum cenário doido de segundo turno em que eu ficasse "neutra", mas não consigo imaginar tal coisa. Talvez eu dissesse NEM UM, NEM OUTRO. Assim, expressamente. "Neutro" = tanto faz. A diferença simbólica entre voto nulo ("nenhum dos dois") e voto em branco ("Por mim...).

Eu respeito o voto nulo. Claro! Se o cidadão é obrigado a votar, ele tem de ter o direito de dizer NÃO QUERO VOTAR EM NENHUM DESSES.

Não é verdade que se os votos nulos forem mais da metade do total, a eleição é "desfeita" e refeita. Isso acontece se mais de metade dos votos for anulada à revelia da vontade do eleitor. Por exemplo: ele VOTOU em alguém, mas esse alguém tinha tido a candidatura cassada ou renunciou.

Mas é um direito. E é um "recado das urnas".

***
Eu sou a favor do voto facultativo e a maioria dos presentes ao Congresso Nacional do PPS também foi. Registramos isso como bandeira do partido. As pessoas tem de votar porque QUEREM, porque FAZEM QUESTÃO e se sentem confiantes, não porque são obrigadas. E muitas, muitas só votam porque são obrigadas.

Acompanhar política, sei bem, é um saco. Mais ainda porque entender o que se passa é muito difícil - ainda mais porque ninguém EXPLICA. A professora de Biologia tem o maior trabalho para mostrar como funciona o diagrama de Linus-Pauling, para calcular como seria a distribuição dos elétrons em suas "órbitas". Mas voto proporcional, nenhum professor saberia explicar. Eles também não aprenderam.

***
Então quem quiser votar nulo no segundo turno, pode.

Como se precisasse da minha autorização!

Acho de uma pretensão muito engraçada um candidato dizer "meus eleitores estão liberados para votar conforme a sua consciência". Ué, a gente tem de alforriá-los?

***
Eu votei 23 no segundo turno em 2008. Foi o primeiro voto nulo da minha vida. Mas foi o "voto útil" ao contrário.

Voto útil é aquele que a gente dá no que considera "menos pior" - um jeito de justificar, até para si mesmo, chegar lá na urna e apertar o número de alguém que jamais seria sua primeira opção. Foi assim no voto no Fleury, pra muita gente.

Eu fiz questão de deixar meu voto 23 ali porque não seria capaz de votar no 25 (Democratas). Achei que o Kassab tinha continuado dignamente a gestão do Serra, tocando bem os projetos iniciados, mantendo o Secretariado do titular (quando não era tucano, era de pessoas em quem o Serra confiou, como o Calil). Mas o DEM ter meu voto, afe.

PORÉM, admito: se ele aparecesse empatado ou atrás da Marta, eu teria votado. Porque minha experiência com o PT depois que me elegi vereadora foi tão terrível que eu não queria de jeito nenhum que eles assumissem a prefeitura.

***
Neste segundo turno, uma coisa é certa - nem eu, nem o PPS cogitamos apoiar o PT. Eu desaprovo, reprovo, condeno mais, bem mais da metade das práticas do meu ex-partido (tanto é que saí). O PT mente mais e tem menos escrúpulo do que os outros. Até porque mantém o verniz da pureza, o discurso de vítima, de pobre coitado, de baluarte dos oprimidos quando está NO PODER há DEZ ANOS e o exerce com volúpia. Porque usa o discurso mais nocivo para quem pretende qualificar a política, a noção de cidadania e de sujeito de direitos - o do "amigo" dos "pobres". "Amigo". Quando não "pai", "mãe". E os intelectuais que vem a público defender o PT ou não acham nada de mais nisso, ou acham que tem de defender o PT mesmo tapando o nariz de vez em quando. Fingem que ignoram as práticas desonestas.

***
Até a Dilma eu prefiro ao PT. Aliás, acho que ela está de saco cada vez mais cheio. "Diz que a Marta tem de ficar no Senado", diz o Lula. "Tira a Marta do Senado e dá um Ministério pra ela", ordena o Lula. Isso porque o Lula não gosta da Marta e, sempre que pode, impede que ela seja candidata. Nas duas últimas eleições para o governo do estado foi assim. Mas precisou dela pra dar uma força para o seu poste. Escrevi e apaguei a palavra, porque soa feia demais, mas escrevi de novo - porque o Haddad aceitou fazer o papel de poste ungido pelo Lula. Aceitou a possibilidade de atropelar a Marta e não correr o risco de disputar prévias com ela.

***
Se eu gosto do PSDB? Eu não. Partido desunido e medroso. Ao menos isso podiam aprender com o PT.

Mas vou votar no Serra. Porque sei - não é que acredito, eu SEI - que não é ladrão ou higienista, as acusações graves e nojentas que fazem contra ele ("Serra não gosta de pobre", "Serra não gosta de nordestino". Meu deus. Hitler, que Lula declarou admirar em uma entrevista, não faria pior). Se eu tivesse a MENOR dúvida em relação a isso, não votaria nele nem que o adversário fosse o Lula. Aí era nulo mesmo.

Também sei que Serra não é "fujão" - como se tivesse largado a prefeitura no meio para esquiar na Suíça, e não para assumir o governo do estado. Para o qual concorreu a pedido dos tucanos, que, depois de jogar bosta na Geni, foram lá pedir "Vá com ele vá, Geni; você pode nos salvar, você vai nos redimir". O Alckmin não disputaria a reeleição (claro) e os possíveis candidatos tucanos pareciam ter tudo para tomar um pau nas urnas.

E o Serra fez dois bons governos - na prefeitura e no estado. Gozado que ele "odeia" as pobres e a Marta "gosta". Mas o Serra fez muito mais, concretamente, pelos pobres do que a Marta. O PT fala pra caramba (mas ESCUTA, mesmo que seja de mentirinha, em suas Conferências e Orçamento Participativo) e o PSDB (para ser justa, o Serra) não tem paciência pra isso. E as pessoas PRECISAM falar e serem ouvidas. Esse é um defeito sério dele. Não recebe Sindicato, associações... Aliás, o que fez de desafetos que facilmente se tornam inimigos por ser estúpido... O jeito como ele trata repórter é uma vergonha. Por pior que seja o repórter.

Mas ele fez muito em Heliópolis e Paraisópolis (aí vem o PT dizer que é obra "do PAC", brincadeira um negócio desses). Avançou muito com o metrô e fez muitas reformas na CPTM, que estava caindo as pedaços. Melhorou o padrão do CDHU. Fez a Virada Cultural,sensacional. Fez o CCJ da Cachoeirinha, legal demais, em um "esqueleto" que estava abandonado desde o Janio. Criou órgãos em defesa dos direitos LGBT (Coordenadoria da Diversidade, Centro de Referência para Travestis). Começou a desocupar a margem das represas, tirou o pessoal das áreas de risco altíssimo da Serra do Mar e construiu moradias muito decentes na Baixada. Bancou a meta obrigatória para redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa, quando muita gente era contra. Reviu sua opinião contrária sobre os CEUs e fez muitos mais. A Comissão Municipal de Direitos Humanos tem um trabalho muito legal. Terminou o bendito Fura Fila até o Sacomã. Deu muito mais espaço para as bicicletas (metrô, CPTM). Fez coisas incríveis pelas Pessoas com Deficiência. Pelos assentados na zona rural. Bancou a proibição de cigarro em lugares fechados. Fez lá o Instituto do Câncer, sensacional, e a AME Heliópolis, excelente. Arrumou estrada vicinal a dar com pau. Mandou despoluir dezenas de córregos.

Se eu discordo dele? Vixe, muito. Ele não dá a importância para os ônibus que eu dou - acha que só metrô resolve. Tá errado. É turrão e não escuta os "movimentos sociais". Também não acha tão importante "repovoar o centro", o que pra mim é DECISIVO. Temos opiniões diferentes sobre leis federais, como a de de drogas. Tem conselheiros de quem eu gosto, mas tem uns que não suporto. E eu teria feito muito mais por mais funcionários públicos, que continuam com um piso merreca e sem perspectivas (tem carreira que progrediu, mas outras nem um pouco).

Na atual aliança, também tem gente que não tem nada, nada, nada a ver comigo, como 90% do PR. Mas nessa hora a turronice dele faz bem, porque ele não deixa esses caras se apossarem, incólumes, de pedaços do governo.

***
Portanto, no segundo turno:
- Não voto no PT
- Voto no Serra.

Pronto.

Se o PPS vai se engajar  na campanha, é outra história. Ou o quanto. Se vai acompanhar ou organizar eventos para ele.

Por enquanto, ainda estamos terminando a ressaca. De termos nos matado até as 16h59 de domingo atrás do maior número de votos possível para o PPS. De estarmos felizes com a eleição do Ricardo Young e do Ari Friedenbach e agradavelmente surpresos com a votação de alguns candidatos, mas tristes com a não-reeleição do Claudio Fonseca, um dos vereadores mais qualificados daquela Casa.

Fiquei triste também com a saída do Jamil Murad e mais ainda do Chico Macena. Dois caras com conteúdo, duas perdas. Mas feliz porque o Natalini ficou, entre outros capazes de fazer um debate consistente sobre vários temas.

Então ninguém no PPS sabe, a essa altura, nossa vida nas próximas semanas. Estamos vendo, refletindo. Essa campanha foi muito, mais muito mais dura que a de 2008. Vocês não acreditariam no tamanho da nossa estrutura. Ridícula. Nem "praguinha" eu tive (aquele adesivo redondo de colar na roupa). Estamos exaustos. (Eu já estou na boa, com planos e mais planos (sonhos) para os próximos anos).

***
Não tenho entrado no Ask, mas pelo celular vejo as perguntas que chegam (o gmail avisa). Muita gente decepcionada, amargurada, furiosa porque no segundo turno eu voto no Serra. "Então por que se candidatou?". Porque quero eu ser prefeita. E não é porque perdi mais uma que vou enfiar minha viola no saco e cuidar só da minha casa, que aliás implora por cuidados. Não estou mais em campo, vejo quem está, com quem me identifico, em oposição a quem estarei.

"É isso que você chama de um outro jeito de fazer política?". Alguns talvez pensem assim porque vou votar no Serra e não no Haddad. Outros preferiam que eu dissesse "nenhum deles"... Normal. Opiniões diferentes, a essência da democracia (ela permite que surjam e, por definição, as respeita). Pena que isso vire questionamento de tudo mais, como se nenhuma proposta ou conduta minha tivesse valor. "Se você vai votar no Serra, desisto de você". Pena mesmo. Fica mais difícil eu conseguir ser prefeita, coisa que continuo querendo. :o(

***
Bora cuidar um pouco mais da casa. E começar a atualizar meu PowerPoint "Pode Legislativo - Modo de Usar", uma explicação sobre como a Casa é composta, como os vereadores conseguem ou não conseguem ser eleitos, como é a tramitação de um Projeto de Lei e o que mais faz o Parlamento. Adoro apresentá-lo em tudo quanto é lugar em que haja interesse - e, pelas vezes em que já fiz isso, tanto em uma turma da FGV quanto na biblioteca comunitária do Jardim Fontales, o grau de desconhecimento é o mesmo. Às vezes o pessoal da perifa é capaz de dizer o nome de mais vereadores eleitos, sério.

Se alguém quiser me convidar, rp@soninha.com.br. E se alguém quiser me contratar para fazer essa palestra em sua empresa, opa, estamos aí, preciso comprar o leite das crianças - ou melhor, o ração dos gatos e a prestação da casa.

>>>>>>
Era esse o post. Aí o PPS fez uma reunião hoje à noite e sim, decidiu se engajar na campanha. Amanhã às 16h tem ato no Joelma.

Bem na hora que eu tinha marcado para renovar minha carteira de motorista, fué.

10 comentários:

  1. Parabéns, Soninha! Coerente e corajosa, como sempre! Não tem como não repassar este post! Obrigada!

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Cara Soninha, bom dia.
    Eu sou das antigas, e, talvez por isso,sou visceralmente contrário a maioria das teses que você defende. Na verdade, algumas eu as abomino.
    No entanto, e estabelecendo o contraditório, a considero uma das poucas personagens ainda críveis nesses tempos regidos pelo signo da mediocridade.
    Discordo frontalmente da maioria dos seus projetos, porém, estaria recorrendo a mais torpe covardia se não reconhecesse sua integridade inviolável, seu caráter reto e seu compromisso com a verdade.
    Apesar de críticos mais exacerbados, como eu,não desista jamais. A democracia precisa de você!
    Mauro Pereira

    ResponderExcluir
  3. Soninha, parabéns pela coragem e pelo caráter! Precisamos de uma mulher assim... mas vou te dar uma dica: a campanha esse ano foi muito fraca, tanto que preferi votar no Chalita. Vá pra frente da TV com a verdade desse discurso que vc fará história nas próximas eleições!!! Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Porra Soninha, votei em vc em 2008 e 2012, achava que vc era uma exelente opção para candidata a deputada em 2014. Principalmente pela sua postura diante da lei de drogas. Agora, falar que vai votar no Serra até passa, mas fazer campanha para este pilantra, aí quebra!!! Ficou dificil votar em você a partir de agora!!! E acho que este é o pensamento da maioria dos eleitores que votaram em vc.

    ResponderExcluir
  5. Ah, Soninha, eu adoro ler você... adoro sua sinceridade, adoro seu jeito franco de falar sobre política. Se todos fossem iguais a você! Meu voto também é do Serra, tudo contra o PT! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Soninha.. Durante toda a campanha eleitoral eu vim acompanhando seus posts e sua campanha pelas redes sociais. Meu voto foi seu e pretendo sim votar em você novamente. Te vejo com uma pessoa realmente sincera. Imagino que seja difícil, mesmo estando na prefeitura, conseguir por em prática todos os seus planos de governo, mas tenho certeza que você se esforçará para isso. Quando ouvi que você apoiaria o Serra (que sempre fui contra), o primeiro pensamento que veio em minha cabeça foi "ela deve ter um bom motivo, pois já foi do PT e não deve ter gostado muito do que viu por lá". Entendi a sua posição, só os que não acompanharam sua campanha para te condenar por esta decisão. Parabéns pelo seu caráter e honestidade! O meu voto será seu em 2016! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, Soninha, eu fui um dos que não tiveram coragem de votar em você, para não ver Russomano e PT no segundo turno, as pessoas estranham vc votar no Serra agora, e dizem um monte de besteira, mas eu vejo que seria contraditoria, com o teu carater,teu discurso até agora, agir diferente. Muito do que eu achava sobre como era o PT, foi confirmado pelas suas declarações durante a campanha, quando falava sobre sua época lá..aliás época em que eu também votava PT. Espero que você nunca deixe de ter o carater que tem, para tentar chegar a nenhum lugar, continue sempre assim, a campanha não foi em vão, tenho certeza que não somente eu mas muitas pessoas aprenderam e conseguem hoje visualizar a politica com mais clareza,obrigado. Boa sorte no seu futuro, torço por voce. Wanderley

    ResponderExcluir
  8. Ola Soninha, acompanhei toda a sua campanha, projetos, sabatina. O projeto de corredor de ônibus foi o que mais divulguei, acho que realmente iria melhorar muito. Fiquei triste ao ver o resultado AS MESMAS CARAS DE SEMPRE, essa rincha entre sujo e mal lavado. tive que pesquisar para ver uma foto sua no dia da eleição, pois o uol preferiu mostrar o Maluf votando. Espero que um dia esse cenário mude.

    ResponderExcluir
  9. Até você querer apoiar o seu candidato, tudo bem, nenhum problema. Agora, pedir voto para seus eleitores é demais, parece até provocação. Dá uma dorzinha saber que você, que tanto falou em mudança, apoie um candidato que não representa esta mudança. Não acho que o Haddad também represente. Voto nulo porque não concordo com nenhuma dessas candidaturas, as reprovo totalmente. E mesmo que votasse, com muita dor, não sairia fazendo campanha. Eles que se virem para conquistar votos do povo. Eu prefiro deixar aqueles que vêem alguma mudança e alguma esperança em algum desses dois candidatos decidirem, porque, na minha opinião, não vai mudar nada, é indiferente.

    ResponderExcluir
  10. Votei em você, sem a menor dor na consciência. Vejo as suas propostas, suas atitudes, mais ainda, e me identifico com você. Meu pai queria muito me convencer a votar no Serra no primeiro turno, e eu mostrei para ele os meus motivos de não votar. A minha maior preocupação é o sistema educacional, e esse não andava bem das pernas, pra quem estava por dentro das coisas. A escola da minha namorada estava caindo aos pedaços, com reforma atrasada, fazendo um sistema de rodízio entre as turmas e salas, um absurdo completo, e nada do governo tomar uma providência. Sei que muito é culpa dos diretores, que administram o dinheiro da escola, mas o governo tem que se meter e consertar essas barbaridades. Por isso eu não votei no Serra, mas vou votar agora, por que o que aconteceu com o ENEM me assusta ainda mais do que o que o Serra ignorou no governo dele.

    ResponderExcluir

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.