quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ommmmmmmmmmmmmm 2


- Mas por que isso acontece tanto com vc?

Fácil.

1) Porque em 2010 eu falei – e acho mesmo – que estava havendo sabotagem nas linhas de trem e de metrô. Operação tartaruga não declarada, intervenções propositais para dificultar a circulação nas estações etc.

Quando tem problema no RJ, suspeitam de sabotagem. Em Brasília, idem. Governo pede apuração e providências, polícia investiga, o diabo. Eu não posso achar que tem. E que tem relação direta com a carnificina eleitoral.

2) Porque eu uso muito o metrô (e ônibus) e tuito muito (até pq ajuda a passar o tempo) de DENTRO deles. Enquanto espero por eles. Então isso deixa o assunto visível sempre.

E eu critico os problemas de um e outro, como da engenharia de tráfego etc, e também elogio e defendo. Digo por exemplo que os motoristas dizem que não podem abandonar o carro porque o transporte público não presta, mas ficam congestionados do Sumaré à Vila Mariana, pegam um trânsito horroroso na Dr Arnaldo e ruim na Paulista, enquanto debaixo do chão o metrô vai bem, obrigada.
Aí tem gente que responde: “Sua patricinha, isso porque você não pega ônibus na Cidade Tiradentes”. Oi?

Não to dizendo que o ônibus lá é bom, to falando com os motoristas viciados em carro na região da Paulista.

E neguin fala mal do metrô de São Paulo como se ele fosse o pior do país. É de longe o melhor, e um dos melhores do mundo. Limpo, regular, previsível. E olha que transporta MILHÕES de pessoas por dia.

Acidentes podem ter várias causas. De falta de investimento em manutenção a falhas técnicas ou humanas realmente... acidentais. Pode haver desleixo ou desatenção causada até por sobrecarga de trabalho e falta de mão-de-obra suficiente ou bem preparada. Pode ter causas externas, como uma falha no abastecimento elétrico. Mas a operação do metrô normalmente é muito boa.

Se a expansão demora (e como demorou), isso é NEGATIVO. Se o número de acidentes aumenta, não dá pra culpar o “acaso” o tempo todo e tem de ir fundo nas causas. Mas eu tenho certeza que problemas no metrô não são a regra.

É que nem futebol. Tem 30 jogos no país inteiro na rodada. Um problema grave em um deles já é suficiente para deixar a impressão de que o futebol é sempre perigoso, arriscado, como se tivesse briga em todos os jogos.

E é muito louco (MTOLOCO) que às vezes você sai de um jogo e só vai saber em casa, pela TV, que deu o maior problema na saída. Briga, polícia, tiro.

O metrô superlotado não é culpa dele. Não é porque toda hora ele quebra (não quebra toda hora). Não é porque precisa reduzir a velocidade às vezes. Não é porque ele demora demais pra passar. É porque tem EXCESSO de demanda. Milhões de pessoas morando nas regiões sul e leste em bairros (e cidades dormitório), precisando se deslocar muitos km todo dia, mais ou menos na mesma hora. É gente demais. Cidade desigual demais, burra demais, injusta demais. Como ficar menos lotado? Diminuir os intervalos? Não dá. Aumentar os vagões? Não dá.

E olha, o metrô de Nova York, de Londres, também fica lotado. Não o absurdo da linha vermelha às sete da manhã, ou da CPTM nos horários de pico. Mas fica. Pensar que, pq tem 200km de metrô desde o começo do século passado significa que todo mundo vai viajar sentado é ilusão. E há trens e estações sujos, depredados, pixados; cantos inseguros, assaltos, acessos horríveis para quem tem mobilidade reduzida. O nosso metrô é curto, mas o que já tem é muito bom. Eu USO o metrô, eu GOSTO do metrô, eu prefiro o metrô quase sempre às alternativas existentes para o mesmo trajeto.

3) Porque eu USO o tuíter, falo, comento, retuíto, respondo. Falo de coisas banais do cotidiano, como 90% dos tuiteiros; falo de cidade, de mídia de política (como, talvez, 50% dos tuiteiros). Isso me deixa mais exposta no tuíter, claro, do que quem não usa ou tem poucos seguidores.

4) Porque eu fui do PT, saí, fui para um partido de oposição ao governo federal, trabalhei na prefeitura, trabalho no governo do estado, fiz campanha para o Serra, fiz amizade com o Serra, virei “amante” do Serra. E a base governista no Twitter é muito maior do que a de oposição. Não é à toa que volta e meia alguém cobra “CADÊ A OPOSIÇÃO?”. O apoio ao governo é maior e mais forte. Os militantes são mais numerosos e organizados na internet (mérito deles – apesar de que um pouco de patrocínio ajuda bem uma parte da militância). Então eles DETONAM, organizada ou espontaneamente. Participando ativamente ou caindo de pára-quedas.

Nos monitoramentos, dá pra ver que eu tenho MUITO mais detratores do que simpatizantes. Ok, talvez na vida real também (minha rejeição nas pesquisas é maior do que a intenção de voto), mas as pessoas não se juntam na rua para me xingar de maconheira, vagabunda, patricinha, sonsinha, neonazista, traidora, escrota, etc. Aliás, nem um grupo de pessoas, nem uma sozinha. Pode pensar, mas não diz.

Na internet elas dizem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Talvez eu responda seu comentário com outro comentário... Melhor passar por aqui de vez em quando para ver se tem novidades para você.